Thursday, October 23, 2008

Cento e uma vitórias de Luxa

Luxemburgo nunca havia perdido mais de um jogo por ano em casa como técnico do Palmeiras. Os números do treinador no Palestra Itália são impressionantes: 119 jogos, 97 vitórias, 16 empates e apenas seis derrotas.

A primeira delas foi em 1993, para o Santos. O time que viria a ser campeão brasileiro estava com cinco vitórias em cinco jogos na segunda fase daquele Brasileirão, e perdeu por 1 a 0, na noite de 11/11, com quase 32 mil pessoas assistindo ao gol de Guga no segundo tempo.

Depois, em 1994, campeonato do bi. O ótimo time do Guarani chegou ao Parque Antártica e venceu, também pela segunda fase, com gol de Amoroso, já aos 37 minutos do segundo tempo, em 03/11.

Em 1995, último jogo de um Brasileirão (03/12) que o Palmeiras teve campanha ruim. Já eliminado, apenas mil e oitocentos pagantes foram ver a Portuguesa vencer na Barra Funda, 2 a 1, gols de Flávio. Nilson descontou para o Palmeiras.

Em 1996, a quarta e mais sentida das derrotas de Luxa no Jardim Suspenso. Após o título paulista do ataque dos 100 gols, a final da Copa do Brasil, diante do Cruzeiro. Na ida, 1 a 1 no Mineirão, com Cláudio para o Palestra verde e Marcelo Ramos para o azul. Na volta, e, 19/12, vitória dos mineiros por 2 a 1, de virada, com Roberto Gaúcho e Marcelo Ramos. Luizão marcou a solitária comemoração dos palmeirenses.



As duas recentes, neste segundo semestre. 3 a 0 para o descompromissado Sport no returno do Brasileirão e, na última quarta-feira, 1 a 0 para o Argentinos Jrs. pela Sul-Americana. Para o fim do Brasileirão que o Palmeiras luta pelo penta, Goiás, Grêmio, Ipatinga e Botafogo desembarcarão em Congonhas e atravessarão o lance de arquibancadas do Palestra rumo ao vestiário.

Vale o Palmeiras fazer valer o retrospecto. O cem por cento em casa é o mínimo para o time se sagrar campeão do Brasil, com Luxemburgo chegando as 101 vitórias.

No comments: