Tuesday, October 28, 2008

Tantas finais quanto precipitações

No Campeonato Brasileiro de pontos corridos, o chavão 'todo jogo é uma decisão' é colocado em prática. Realmente, torcida, jogadores, comissões técnicas e imprensa passaram a tratar, a partir de 2003, cada singela partida com a importância que tem direito no contexto da tabela.

A partir daí, cada rodada 'decisão' cria eliminados e favoritos tais como um torneio mata-mata.

Dez rodadas para o fim - Torcida do Flamengo lota o Maracanã com 80 mil pessoas diante do Atlético-MG, e o placar final é 3 a 0 para o Galo. "Fla dá adeus ao título", disseram. Aí o Rubro-Negro vence o Vasco por 1 a 0 e arrebenta o Coritiba num 5 a 0 empolgante. Está quatro pontos atrás do Grêmio.

Nove rodadas para o fim, 17h - Intervalo no Palestra, Palmeiras 0 x 2 São Paulo. "São Paulo sempre cresce, ganha e é campeão". Palmeiras empata, se mantém na frente do rival e o Tricolor segue no bolo do G4.

Nove rodadas para o fim, 20h - Canindé, Portuguesa 2 x 0 Grêmio. "Ah, o Grêmio tá fora. Depois do clássico no Parque Antártica e essa partida desastrosa do Grêmio, já era, Palmeiras e São Paulo atropelam". Grêmio vence Sport, Palmeiras e Cruzeiro perdem, e o Tricolor gaúcho abre três pontos na liderança.

Oito rodadas para o fim, sexta-feira - Grêmio, São Paulo e Flamengo vencem em casa. "Resta Palmeiras e Cruzeiro ganharam no sábado para mostrar que estão firmes na briga".

Oito rodadas para o fim, sábado, 17h - Intervalo no Maracanã, Fluminense 3 x 0 Palmeiras. "Verdão fora do G4. Da disputa do título pode ficar fora da Libertadores".

Oito rodadas para o fim, sábado, 20h - Atlético-PR 1 x 0 Cruzeiro. "Celeste mostra que, na hora da decisão, não vence".


Restam sete rodadas. Se o Palmeiras vencer o Goiás, vai com moral pra cima do Santos, na Vila, e segue na briga. Se perder, adeus. Se o São Paulo vencer o Botafogo fora, mostra-se imbatível na reta final, se não, demonstra que pode ser superado por qualquer um. Cruzeiro e Grêmio no Mineirão: se der Cruzeiro, 'o Grêmio não é tudo isso e os mineiros provam que jogando pra cima, ofensivo, em casa, dá pra ser campeão'; se der Grêmio, a raça gaúcha imortal copeira e a camisa levarão o caneco para o Olímpico. Flamengo visita o Vitória. Ganha, embala, e ninguém segura. Tropeça, é irregular, e deve ficar mesmo lutando pela Libertadores.

A repercussão e as manchetes estão prontas, basta arriscar. Ou não. Prefiro acreditar que, com ainda 21 pontos pela frente, muita coisa pode acontecer. Até lá, finais e precipitações.

No comments: