Tuesday, October 28, 2008

Professor Maradona

Certa vez Zico afirmou que não comandaria o Flamengo porque não gostaria de enfrentar tal situação com a torcida, que vira e mexe pede o boné de técnicos e cartolas, quando a crítica não se torna uma ofensa que toma ares de agressão moral ao profissional. Roberto Dinamite vive isso hoje, ouvindo alguns dos vascaínos que tanto comemoram seus gols clamarem pela volta de Eurico Miranda e a saída do ex-centroavante da presidência.

Maradona assume a Argentina. Ponto.

Maradona não é o único dos gênios do futebol, mas sem dúvida é o futebolista mais aclamado por uma torcida em todo o planeta. Os argentinos criaram até uma Igreja Maradona, e a representatividade do ídolo é algo incrível, que não serve nem de parâmetro para a relação Pelé-Brasil, por exemplo.

Agora, Maradona corre riscos? Assumi uma seleção em momento delicado, de resultados apenas regulares nas eliminatórias. A Argentina não chega a uma semifinal de Copa do Mundo desde 1990, e não vence uma Copa América desde 1993, perdendo inclusive as duas últimas para o Brasil.

Sergio Batista e José Luis Brown integrarão a comissão com Dieguito. A missão é complicadíssima, e resta aguardar o quão paciente será a torcida, formada na totalidade por fãs de Maradona, em relação ao trabalho do craque enquanto técnico.

Diria que pode ser melhor que Dunga. Mas, se não, o fim pode ser muito mais trágico.

Se seguir este aquecimento, quem sabe os hermanos não dão samba na África-2010:

No comments: