Wednesday, November 5, 2008

A arte de secar

Não tenho paciência para torcer contra outros times.
O que por consequência quer dizer que você tem de torcer a favor de alguém.

Diz matéria da UOL que torcedores do Palmeiras podem estar comprando ingressos para a arquibancada da Portuguesa no duelo contra o São Paulo.

Deixem pra lá. Torçam para o palmeiras, no dia seguinte, contra o Grêmio. É claro que, mais como apaixonado por futebol que como palmeirense vou assistir Portuguesa x São Paulo. Se tiver a oportunidade, vou ao Canindé, óbvio. Mas não para torcer.

Nunca fui de secar, sinceramente. Mas na rodada de número 31, semanas atrás, me peguei em casa numa quinta-feira, dia 23/10, e decidi tentar mudar esse costume: iria acompanhar os três jogos dos rivais do Palmeiras pelo título, realmente, torcendo.

Fiquei zapeando nos canais feito um maluco, como se três Palmeiras jogassem ao mesmo tempo. No Marcanã, fiz de Keirrison o novo Evair e nada feito, Flamengo 5, Coritiba 0. Ao mesmo tempo, no Morumbi, fui Vitória, aquele de Dida, Vampeta..., derrotado, no melhor estilo São Paulo, 2 a 1. No Olimpíco boas chances, encarnei um nordestino de Ilha do Retiro, mas o Grêmio estava num dia de Grêmio, 1 a 0 no Sport.

Parei.

E lembrei que uma das vezes que mais sai chateado de um estádio foi em dezembro passado. O Palmeiras perdeu a vaga para a Libertadores diante do Atlético-MG, em casa, ao mesmo tempo que o Corinthians era rebaixado no Olímpico, para o Grêmio. Sai arrasado, revés no Palestra, perda do objetivo e fim da Era Edmundo. Mas a torcida estava em festa. Torciam para o Grêmio.

"Pô, toma três desse time ridículo do Atlético, desse f.d.p. do Leão que falou que viria para vencer o Palmeiras e vocês comemorando rebaixamento alheio?", gritei em frente a um televisor em que os palmeirenses viam a derrota corintiana, nos úiltimos minutos, torcendo para um gol gremista.

Silêncio.

Meu pai me puxa pelo braço e vamos embora, quietos, pouco se lixando para qualquer outro jogo. E com uma certeza.

Não tenho talento para a arte de secar.

2 comments:

Felipe Mendes said...

Assim é mais divertido, sério.

Leandro Iamin said...

a ultima rodada do Brasileirão de 2007 me fez sentir a coisa mais inexplicavel, na acepçãoda palavra. INEXPLICAVEL. Vinha 2002 e nosso rebaixamento, vinha a libertadores do sao paulo, as eliminações desta, vinha o Caio Jr e o Pierre que foderam nossa ida pra Libertadores, o edmundo se despedindo...e a alegria do rival cair misturadacom a ira da ridicula perda. Eita.