Tuesday, November 18, 2008

Tabela do Paulistão e Corinthians

A Federação manteve a fórmula do Paulistão, pela qual sou a favor, por dois motivos: primeiro porque pontos corridos com um só turno é uma tremenda falta de coerência (já que, se não há final, não tem sentido você não receber seu concorrente direto ao título na sua casa, e apenas visitá-lo); segundo porque o Estadual é o campeonato que faz valer a segunda-feira, é o campeonato que reserva os clássicos no melhor sentido da palavra, valendo a força maior do Estado, e, por isso, acho que Paulistão sem final de domingo a tarde não é Paulistão.

Agora, a tabela.

A Federação tem uma tremenda dificuldade em arrumar a tabela com a maior justiça e equilíbrio possível. O critério dos mandos nos clássicos foi pela classificação no torneio passado, então Palmeiras e São Paulo jogam dois como mandantes e saem em um (piada: Palmeiras x Corinthians não tem condições de ser no Palestra Itália, então o Palmeiras só escolhe o estádio, se não for mando da Federação).

O que me chamou a atenção para 2009 é a tabela do Corinthians:

- Nos sete primeiros jogos do Paulistão, o Corinthians joga cinco em casa (Barueri, Botafogo, Oeste, Portuguesa e Mogi Mirim) e sai em dois (Bragantino e Paulista).

- O Corinthians ficou como visitante em dois clássicos. Mas veja só, recebe o Santos. Então, o único clássico realmente como torcida visitante, que seria na Vila, não será. O certo então seria o quê? São Paulo e Palmeiras 'receberem' o Corinthians, onde for, cedendo apenas 10% da carga de ingressos para a torcida corintiana. Ou então que todos os clássicos tenham as arquibancadas dividias meio a meio.

Não tem sentido. O Palmeiras recebe o Santos com o Palestra tomado de palmeirenses e 10% de santistas. E aí quando é mandante contra o Corinthians, tem que divir meio a meio? E então quando o Corinthians recebe o Santos, dá 10% do Pacaembu?

Sou a favor de usar o mesmo critério, simples. Ou todos os clássicos envolvendo os quatro grandes são disputados em estádios com condições de se dividir a torcida ao meio, com 50% para cada clube, ou então se joga REALMENTE em casa, não com uma regra para cada estádio.

Por essas, o Corinthians, pela tabela, é o favorito pra vencer o Paulistão 2009.

E ainda: não teve stress no segundo semestre, montou uma base, não estará na Libertadores (o São Paulo estará, e, se o Palmeiras estiver, melhor para o Timão), e o Santos terá de reformar o time após um Brasileirão de médio para ruim.

É claro, sem menosprezar as forças do Interior. Que SEMPRE surgem.

Obs.: Deixando claro que não é nenhuma intenção de achar que há um beneficiado por qualquer motivo. Mas simplesmente mostrar que a organização não tem sido competente, e toda temporada acaba deixando um desequilíbrio desses na tabela.

No comments: