Thursday, November 13, 2008

Os meninos de 26 anos

Dizem que a idade em que o jogador enquanto atleta encontra seu auge físico é 26 anos:

idade que tinha Pelé na Copa da Inglaterra, em 1966, quando vinha de uma sequência incrível de títulos pelo Santos, mas acabou caçado pelo bom time português e adiou o sonho do tri; 26 anos de Paulo Rossi em 1982, quando acabou com o sonho do Brasil na Copa da Espanha, marcando três gols no Sarriá; as mesmas 26 primaveras de Diego Armando Maradona em 1986, com título Mundial na Copa do México, gol de mão, driblando meio time e tal; exatamente os tais 26 anos de Zinedine Zidane em 98, quando em casa deu o primeiro e único Campeonato Mundial aos franceses; e os 26 carnavais de Ronaldo, então Fenômeno, em 2002, recuperado de lesão para marcar oito gols em sete jogos e levar o Mundial do Japão para o Brasil.

Mas o que tem acontecido com os meninos brasileiros de 26 anos?

Ronaldo depois de 2002 entrou num gradativo abandonar de carreira. Marcou gols, muitos, pelo Real Madrid, mas foi fora do peso para o Mundial de 2006, seguiu para o Milan, mais lesões, problemas de peso. Hoje, sem clube.

Falando em 2006, Copa da Alemanha, olhos para Ronaldinho Gaúcho. Idade? 26 anos.

Ronaldinho não jogou absolutamente NADA no Mundial, saiu como vilão do Barcelona e, aos 28 anos, é tratado como um semi-ex-jogador que tenta recuperar a carreira, entre mais jogos frustrantes na Seleção e falta de condicionamento físico no Milan.

Chegamos a 2008 e lá está ele: Adriano. Anota aí, vinte e seis anos. Adriano volta ao Brasil e marca muitos gols no São Paulo, mostrando que está de volta ao cenário internacional. Volta à Seleção, gols. E aí se atrasa, discute com Mourinho e não é relacionado aos jogos da Inter de Milão nas últimas quatro rodadas. Pode estar numa lista de dispensas para janeiro.

Kaká foi melhor do mundo em 2007, e, em 2008, aos 26, uma temporada discreta. Lesão, participação nula na Seleção Brasileira e menos arrancadas em Milão.

Resta saber se a idade do auge tem se tornado complicação para os tão jovens quanto talentosos brasileiros. Robinho, o próximo da lista, completa 26 em 2010, quando pode ser um dos líderes do time na Copa da África do Sul. Não foi unanimidade no Real Madrid e busca espaço no futebol inglês, no ainda discreto Manchester City. Onde estará daqui duas temporadas?

Nota: começo a planejar meu futuro. Com vinte anos, completo os tais vinte seis em 2014. Centenário do Palmeiras, Copa do Mundo no Brasil. Ah, que tenha no mínimo sorte...

1 comment:

Luciano Costa said...

Eu só preciso viver até 2014 também....depois, tanto faz.

Agora, Robinho foi triste no Real Madri, não conseguiu se firmar e ainda saiu de maneira lamentável. Mas tá indo muito bem no City...

Queria saber o que será do Lulinha com 26...aposto que ainda eterna promessa no banco de um time grande ou esperança de um time pequeno.